Mini Horta

hortaAs ervas têm uma participação especial na culinária e na gastronomia. Conferem sabor, acentuam aromas e seu uso pode até mesmo definir a identidade da comida de uma região. Muitas pessoas buscam cultivar essas ervas para ter a planta sempre à mão, sempre fresca. Mas com a correria do dia-a-dia, e também o espaço limitado dos apartamentos, tão constantes na vida moderna, apenas quem dispõe de tempo e espaço pode usufruir deste privilégio.

A estrutura de ferro da janela pode ser aproveitada par instalar os vasos de plástico com hortelã, tomilho, cebolinha e outros temperos, que recebam o sol da manhã.

Escolha panelas, latas ou recipientes charmosos e transforme-os em vasos. Uma boa opção para reciclar aqueles recipientes que estão só ocupando espaço no seu armário.

E não esqueça: A horta precisará de muita luz! Por isso é interessante plantar perto de janelas ou em cômodos que tenham bastante claridade.

A seguir, listamos técnicas para cultivo de algumas das ervas mais usadas pelos brasileiros:

 

  • – Alecrim (Rosmarinus officinalis) – usado para temperar carnes em geral, legumes e omeletes. Cresce bem em ambientes muito ensolarados.
  • – A cebolinha (Allium schoenoprasum) pode ser semeada em pequenos vasos de barro, gosta de solo fértil, rico em matéria orgânica, e para obtê-la mais rapidamente, aproveite as mudinhas que são vendidas na feira.
  • – O coentro (Coriandrum sativum), conhecido também como salsa chinesa, tem as folhas parecidas com as da salsa, mas seu sabor é bem diferente, mais próximo ao do limão. Suas folhas são usadas em inúmeros pratos à base de peixe, as sementes em conservas e o coentro em pó para aromatizar massa de pães e carnes assadas.
  • – O orégano (Origanum virens), é uma erva originária do Mediterrâneo, muito usada em peixes, carnes, saladas, molhos e suco de tomate. Gosta de ambientes ensolarados e solo leve e arenoso, com boa drenagem. Renove o solo do vaso anualmente, com uma mistura nova e nutritiva.
  • – A salsa ou salsinha (Petroselinum sativum), é originária da Europa. É bastante popular no Brasil e entra na composição de inúmeras receitas salgadas, como carnes, sopas, bolos e saladas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *