“Um dia você entende que o tempo não é inimigo. E que ele é o nosso maior mestre. Que tudo vem na hora que deve vir. Que não adianta espernear nem se esconder da vida. Que a fuga não é a melhor saída. E que no fim das contas a gente sempre acaba agradecendo tudo que passou.”
Se você é uma daquelas pessoas que acha que o dia precisa ter mais do que 24 horas, bem vindo à turma dos que precisam aprender a fazer gestão de tempo.
Mas não se preocupe, a turma é bem grande, até porque vivemos num universo que transborda informação e separar o que ajuda o seu dia a dia do que atrapalha está cada vez mais difícil.
No mundo corporativo, a produtividade de profissionais com esse perfil pode deixar a desejar. Mas será que dá para atender todas as demandas – reuniões, palestras, conferências, chamadas por voz – sem deixar as atividades rotineiras e imprescindíveis de lado?
Existem vários aplicativos, softwares e, claro, cursos online que podem ajudar a pensar em como administrar seu tempo. Neste post falaremos mais sobre eles.
Mas, o importante agora é entender que algumas questões precisam ser pensadas até para que todas as ferramentas tecnológicas disponíveis consigam te ajudar nessa missão que é gerenciar o tempo.
- Primeira questão: é preciso ter foco.
- Segunda: conseguir manter a concentração é imprescindível.
- Terceira: o ideal é planejar (com foco e concentração) executar o o que foi pensado. E nada disso não combina com checar, a todo o momento e desnecessariamente, os e-mails, as mensagens do WhatsApp, as novas histórias do Facebook e outras redes sociais; nem com acomodação ou procrastinação.
Para tirar essas informações da teoria e levar à prática é indispensável vontade e disciplina.
Feito isso, é hora de pensar no planejamento do dia: é preciso dividir as atividades em importantes e urgentes. Ou seja, priorizar o que realmente é necessário e depositar suas energias no que foi preestabelecido por você.
Fonte: Descola