Cometi uma gafe. E agora?
Ninguém passa por essa vida impune. Quando cometer uma gafe não coloque o episódio em proporções maiores do que ele merece. Há situações que nem deveriam ser consideradas gafes por mais constrangedoras que sejam por exemplo as clássicas perdas súbitas de memória: “Me deu um branco”. A saída ideal para um aperto desses infelizmente não existe. Peça desculpas, não esconda que esqueceu o nome, demonstre que ficou embaraçada e assuma, uma dica seria perguntar o sobrenome da pessoa, no geral as pessoas tem o habito de dizer o nome completo e não apenas o sobrenome seria uma forma de relembra.
A gafe não é uma morte nem um pecado, logo, quando ela acontecer e for inevitável, tenha presença de espírito e bom humor, sendo assim o transtorno será mais ameno.
Existem alguns tipos de gafes: as gafes que se disfarçam as que se assumem e as irremediáveis.
Quando uma gafe acontece dificilmente será solucionada. diga sempre o que sabe, peça desculpas e não tente fingir que nada aconteceu.
Evite sempre perguntas como:
- Esse é seu pai?
- Você se lembra de mim?
- Você ainda não casou?
- Você esta gravida?
- Quantos anos você tem?
Um exemplo constrangendo aconteceu recentemente no programa The Voice Brasil onde o participante David Nascimento depois da eliminação fez um discurso sobre o programa, acabou rendendo uma gafe que surpreendeu Ivete Sangalo:
– Ver você, Carlinhos, o Teló, a Ivete, o Lulu… Pessoas que a gente cresceu ouvindo. Não é porque vocês são velhos… – disse o concorrente, provocando risadas na plateia.
Imediatamente depois, Ivete respondeu:
– Não, meu amor, a gente começou junto aqui no programa!
Constrangido, o participante ainda tentou ensaiar uma resposta. Mas foi a própria Ivete quem o ajudou:
– A gente entende, a gente entende. A gente é jovem, mas a gente entende.
Casos como o de David são comuns e acabam tendo uma grande repercussão nas redes sociais, o melhor a fazer é apenas se desculpar.