A prática de esportes e exercícios físicos é recomendada por especialistas para o desenvolvimento do corpo e da mente e o incentivo deve começar desde a infância. As crianças estão aptas para o esporte logo nos primeiros meses de vida. Com cinco ou seis meses, assim que conseguem movimentar bem os braços e as pernas, já podem começar o seu envolvimento com o mundo esportivo. Nessa fase o esporte indicado é a natação que estimula o desenvolvimento neuromotor, fortificação da musculatura, aumento da capacidade cardíaca, além de ajudar crianças com problemas respiratórios.
O judô também pode ajudar crianças com pouca massa muscular a fortalecer seu corpo. Nesses casos, o direcionamento da criança para um esporte específico causado por motivos de saúde pode acabar estimulando a buscar uma performance, não só seguir por simples ordem médica. Fernando Scherer, o Xuxa, é um exemplo de criança que começou a nadar devido a problemas respiratórios e acabou se tornando um dos melhores velocistas do mundo nas piscinas.
O mais importante é manter o esporte como forma de ocupação e desenvolvimento da criança. Se ela vai ou não se destacar na sua modalidade só o tempo e as conseqüências podem dizer. Se os treinos não servirem para que ela alcance grandes performances, ao menos podem torná-la mais saudável física e mentalmente, e menos suscetível ao mundo das drogas, entre outros problemas sociais.
Segundo o ortopedista, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia no Joelho, Alexandre Campello, muitas vezes, na intenção de cuidar da saúde dos filhos, os pais submetem os filhos a um excesso de exercícios, que podem prejudicar o desenvolvimento da criança e provocar precocemente lesões. “Na infância todas as decisões são tomadas pelos pais, e por isso deve-se tomar cuidado com as modalidades esportivas que são escolhidas para a criança, porque na infância o esqueleto humano ainda está em fase de crescimento e pode ser lesionado com mais facilidade, principalmente se criança está fazendo um treinamento muito forte ou várias de atividades esportivas ao mesmo tempo. As lesões podem ocorrer como resultado de quedas, batidas, boladas, torções, entre outros. Todos os esportes e exercícios físicos implicam riscos e a única solução é a prevenção”, explica o médico.
Fonte: Acolhida