Não basta ter um cartão de visitas interessante e com design único, é preciso também conhecer a etiqueta social que deve ser colocada em prática no momento de entregar os cartões de visitas.
Um profissional sem cartão de visita passa uma péssima imagem de si mesmo e da empresa em que trabalha. A famosa desculpa de que os cartões acabaram revela falta de organização e logística pessoal – o estoque de cartões de visita deve ser constantemente monitorado para que seja reposto antes que termine.
Para se destacar na hora do networking, o diferencial deve estar sempre na intenção e na forma como se entrega o cartão para estabelecer o vínculo inicial.
- O cartão deve ser sempre entregue na mão da pessoa, segurado pela parte superior, entre o polegar e o indicador dobrado, com o nome posicionado de maneira que possibilite sua leitura imediata. Japoneses e chineses valorizam tanto essa forma de contato que recebem os cartões com as duas mãos.
- Ao receber um cartão, leia o que nele está escrito e se atenha ao nome da pessoa. Não há gafe maior do que receber um cartão, guardá-lo no bolso sem ler e depois perguntar o nome da pessoa.
- Após as apresentações, cabe ao executivo mais graduado oferecer o seu cartão e pedir o do outro para um futuro contato – é uma demonstração de gentileza e traquejo.
- Os cartões devem ser entregues sempre antes das reuniões e ficarem a sua frente para lembrar os nomes e níveis hierárquicos.
- Outra gafe é esquecer de guardar o cartão recebido antes de ir embora. Num almoço de negócios, quando não houver oportunidade de trocá-lo antes de estar à mesa, entregue-o no final da conversa, depois que todos terminarem de comer.
- ventos corporativos, elaborados para a interação entre profissionais de áreas correspondentes, são ideais para a troca de cartões de visitas.
- As circunstâncias são determinantes para a troca de cartões, mas elas podem variar. De acordo com a etiqueta social, no primeiro encontro é fundamental que haja o estreitamento de laços.
- Nunca troque cartões em situações inadequadas ou inconvenientes. Muitas pessoas encontram executivos importantes em lugares inesperados como hospitais, restaurantes, passeios à praia ou ao shopping. De acordo com as regras de etiqueta para a troca de cartões, não é conveniente agir em momentos de lazer.
- Os cartões não são panfletos e, por isso mesmo, não devem ser distribuídos aos montes, para qualquer pessoa. Esta é uma regra de etiqueta básica para a troca de cartões.
- Cuide bem dos cartões de visitas. Nunca dobre as pontas do cartão ou distribua cartões rasurados e amassados. Tenha sempre um porta cartões em mãos.