Você é uma Marca! Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade, sua maneira de se comunicar,sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a “divulgação” deste seu ponto marcante,
ele será pra você o que uma marca é para uma empresa. Com o tempo, a sua “marca pessoal”
ficará conhecida e desejada por este e por outros atributos que o tempo vai mostrar.
E aqui vão os 10 mandamentos do marketing pessoal.
- Liderança: É ter habilidade de influenciar as pessoas, sendo um formador de opinião.
- Confiança: É ser a pessoa que quando as outras precisam, procuram imediatamente.
- Visão: É entender o que está fazendo e porquê está fazendo e sugerir pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.
- Espírito de equipe: É oferecer ajuda aos colegas mesmo sem ser solicitado.
- Maturidade: É saber solucionar conflitos sem gerar mais conflitos.
- Integridade: É fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém. Não ser excessivamente ambicioso e atropelar quem vier na frente.
- Visibilidade: Ser o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisa de um voluntário para alguma tarefa.
- Empatia: É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer o mérito dos outros.
- Otimismo: É lembrar que a pressão do trabalho nos leva a imaginar as situações de uma forma muito pior do que elas geralmente são.
- Paciência: De todas as qualidades que podemos ter, essa é a que nos prejudica mais se não a tivermos. É saber esperar a oportunidade e ocasião certas.
Mas é claro que, não adianta ter tudo isso se o funcionário não consegue fazer aquilo que ele é pago para fazer: Dar bons resultados de curto prazo. Em uma empresa séria, quem tem marketing pessoal sempre recebe atenção da chefia e apoio dos colegas. Em outra empresa, a mesma pessoa pode ser vista como uma ameaça. Em um caso assim, não adianta querer mudar a empresa. É mais fácil mudar de empresa.