Naturalmente, as regras variam de acordo com o tipo de rede, tipo de serviço e nível de acesso, mas geralmente essas regras seguem normas gerais de bom senso, muito úteis para a convivência de milhões de usuários na rede.
1) ESCREVA SEM “GRITAR”
Atenção na hora de escrever em CAPS LOCK. O maiúsculo pode dar a impressão que a conversa não está indo muito bem, dando a ênfase na frase que foi dita, parecendo agressiva, de forma “gritante”. De fato escrever em CAIXA ALTA (maiúsculo) na internet significado que você está gritando, ou seja, nada de CAIXA ALTA o tempo todo.
2) RESPEITE A LÍNGUA PORTUGUESA
Na internet você fica marcada mais pelo que escreve e como escreve. Escrever respeitando o português é fundamental. Os mais jovens adoram usar a linguagem da internet, e isto não é um problema, mas a nossa língua é tão bonita, vamos respeitá-la. Abreviar ou usar jargões é permitido, mas o faça somente se isto realmente faz parte de sua personalidade. Fale na internet como você conversaria com alguém. Nunca vi ninguém falando mal de alguém que escreve bem e respeita a língua, agora o contrário…
3) CUIDADO COM AS CRÍTICAS
Evite fazer críticas agressivas ou comentários provocativos nas redes sociais. Isto pode tomar uma proporção que você não imagina. Se está com problema com alguma empresa, registre sua reclamação no canal da rede social em que a empresa está presente, sem usar palavras agressivas ou de baixo calão. O faça como se estivesse pessoalmente, com educação e sempre facilitando para que o problema seja resolvido. Reclamar aos quatro ventos sem marcar a empresa, passa a impressão de que você apenas quer ganhar notoriedade com uma falha empresarial. E cuidado! Uma reclamação hoje pode lhe fechar uma porta de emprego amanhã. As empresas estão fugindo de pessoas problemáticas e exibicionistas na rede. A maioria delas já consulta as principais redes sociais para conhecer melhor o candidato a funcionário, antes mesmo da entrevista. Seja cauteloso e entenda, tem críticas que precisam ficar apenas pra você, em off, como a gente diz, rs.
4) NÃO É SEU? NÃO USE OU DÊ CRÉDITOS
O copiar e colar é o senhor dos gafes. Na hora de fazer publicações em redes sociais ou divulgações, preste muita atenção para não usar o que não é seu. Isto vale tanto para frases, principalmente as mais conhecidas. Muita gente adora postar frases e não dá crédito ao seu autor. Isto é feio demais. Outra grande problema é uso indevido de imagem. Pode ser a foto de um pôr-do-sol, mas se não for sua, ou dê créditos ou não use. Já existem ferramentas capazes de detectar tais “gafes”. Evite situações indesejadas e chatas. Seja autêntico e original dentro e fora da rede!
5) CUIDADO COM A CARÊNCIA E A INTIMIDADE
Como a rede social de certa maneira nos aproxima de pessoas que nem tínhamos tanto contato, parece que todo mundo é amigo. Mas vá com calma. Amigo no Facebook nem sempre é amigo de verdade. Use a rede sim pra estreitar laços, mas entenda que nem todo mundo que está ali é seu amigo de verdade. Evite comentar em fotos de pessoas que você não tenha tanta intimidade e que não participa da vida dela no mundo real. Pode soar estranho!
E tenha cuidado ao expor sua vida, medos, angústias e problemas pessoais. Vai exibir um lado carente que não será resolvido por ali. É preciso tomar atitudes reais, e não fazer da rede social um confessionário. Isto prejudica sua imagem. Procure um psicólogo nestes casos. É preciso tratar.
6) A INTERNET É FEITA DE PESSOAS, NÃO DE MÁQUINAS
Desde criança todo mundo aprende “faça com o próximo aquilo que gostaria que fizesse com você”. Se colocar no lugar da outra pessoa é fundamental. Alguns tipos de comentários não são bem-vindos na rede. Você até deve fazê-lo, mas com jeitinho e pessoalmente. Não se deixe levar pela “livre expressão” da internet. Isto pode machucar e ofender alguém. Por exemplo: se sua amiga postou uma foto e você viu que ela está com uns quilinhos a mais, nada de comentar na foto. Um dia naquele almoço de domingo, chame-a para malhar na sua academia e inverta o problema, diga que você não estava se sentindo legal com o seu corpo e ao final pergunte se ela se sentindo bem. Desta maneira você irá ajudá-la sem ofender.
7) EXPRESSÃO SEM CONFUSÃO
Na hora de se expressar, evite confusão! Deixe bem claro o sentido da sua frase ou texto, para que não haja uma má interpretação ou duplo sentido. Existe muita gente maldosa na rede. Moramos em uma cidade grande, mas ao mesmo tempo pequena, onde todo mundo conhece todo mundo. Ficar tomando partido pode não ser uma boa, principalmente se você trabalha com o público e depende de muitas pessoas. Falar mal de pessoas, ainda que públicas pode te trazer chateações. Algumas opiniões devem ficar restritas ao seu grupo de amigos, reais. Antes de postar, pense, isto vai me agregar? Se não, delete e volte ao seu trabalho.
8) PACIÊNCIA
Por mais que a internet hoje não seja mais novidade para a maioria, existem muitos ainda que são novatos no assunto, principalmente no manuseio dos smartphones. Se você viu que uma pessoa super legal andou deslizando em algum aspecto que já citamos, vale um bate papo presencial e aquele puxãozinho de orelha de leve.
Se a pessoa, ainda mais que mais velha tenha dificuldade de usar o celular, tire um tempinho pra ensinar. Não deixe ninguém se sentir excluído por não saber lidar com a tecnologia. Pode ser com sua mãe, sua avó. Ela quer acompanhar seu dia a dia, suas fotos, suas conquistas. No próximo domingo, tire alguns minutinhos pra ensiná-la como mandar uma mensagem no Whatsapp, como ver suas fotos no Instagram. Ela vai se sentir importante para você. Que a tecnologia seja usada para inclusão e para as coisas boas da vida. Tenha paciência! Os jovens são muito rápidos e aprendem com bastante facilidade, mas não é a realidade da maioria das pessoas.
9) IMAGENS FALAM MAIS QUE PALAVRAS
A internet é feita de imagens, principalmente depois das redes sociais. E as imagens, fica ali pra sempre. É bom tomarmos o cuidado de que imagem ou foto eu posto na minha rede social, porque depois que eu clicar em enviar, já era! Ainda que eu delete, alguém já pode ter printado a tela e isto me prejudicar por um bom tempo. No futuro, se alguém visse aquela foto que postou, você seria motivo de vergonha ou de alegria? Pense assim! Tudo que não te soma, não precisa ser postado. E aí fica a dica para pessoas que às vezes postam fotos sempre com muita cerveja ou pouca roupa. Que tipo de mensagem você transmite com esta foto? Não seja garoto propaganda de uma marca de cerveja de graça. Nem exponha em excesso seu corpo, inclusive, várias pessoas já tiveram fotos publicadas em sites de prostituição.
Outro aspecto da foto é para quem tem filhos. A exposição de onde você está com o seu filho, as férias, a escola, onde ele pratica esportes. Tudo isso são informações que podem ser usadas contra você e sua família. O crime também está conectado, então é preciso tomar bastante cuidado.
10) TUDO QUE VOCÊ COMPARTILHA, VOCÊ ENDOSSA
Vejo muita gente compartilhando notícia falsa na rede, correntes para doações e isto também prejudica sua imagem. Quando você compartilha algo, pode ser uma foto, uma notícia, um pedido de doação, significa que você acredita naquilo e está dizendo que é uma verdade. Seus amigos podem acreditar e cair numa cilada. Por isso, pense duas vezes antes de compartilhar algo que viu no Facebook ou em outra rede social. Não fique garantido algo que você não sabe se realmente é.
Fonte: cintiacunha.com.br/semprebella