O visagismo é uma teoria criada pelo cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry, e tem como objetivo harmonizar a beleza externa à personalidade das pessoas. No Brasil, um dos principais entusiastas da teoria é o artista plástico anglo-brasileiro Philip Hallawell, autor do livro “Visagismo | Harmonia e estética”.
Hallawell adequou os arquétipos de personalidade definidos pelo psicanalista Carl Jung à estética. Como resultado, os tipos de beleza foram classificados em quatro tipos:
- sanguínea
As pessoas de beleza sanguínea são enérgicas, extrovertidas e positivas. Apresentam traços inclinados no rosto, nas roupas e no cabelo. A cor dessas pessoas é o amarelo e a forma, o triângulo.
- fleumática
Já as fleumáticas são pessoas calmas, tranquilas e fechadas. O rosto, as roupas e os cabelos têm linhas arredondadas e a aparência é lânguida. Sua cor é o roxo e sua forma, o círculo.
- colérica
As coléricas têm personalidade e temperamento forte, são determinadas e de atitude. Caracterizam-se pelas linhas retas e grossas. A cor é o vermelho e a forma é o retângulo.
- melancólica
As melancólicas são pessoas sonhadoras, introvertidas, criativas e atenciosas. As linhas dessa beleza são finas, verticais e onduladas. Sua cor é azul e a forma é oval.